
Os anos 60 são de extrema importância para a humanidade. Guerras acontecendo, grandes bandas surgindo, revoluções, Woodstock, enfim, vários movimentos de extrema importância que mudou bastante o mundo para o que ele é até hoje. Com o cinema não foi diferente. E em Como a Geração Sexo-Drogas-E-Rock’N’Roll Salvou Hollywood Peter Biskind mostra como esse pensamento jovem e revolucionário atingiu a indústria do cinema, com um novo modo de se fazer filmes.
Com o país envolvido com a guerra do Vietnã e outros conflitos, a única alternativa para os jovens americanos que não queriam servir o seu país no combate era estudar. A correria para as universidades foi grande para aqueles que não queriam colocar sua cabeça a prêmio pelos EUA nas fronteiras do Vietnã. Entre esses jovens, estavam alguns nomes que com certeza você já ouviu falar: Steven Spielberg, Martin Scorsese, George Lucas, Francis Ford Coppola. Naquela época a única coisa que importava para eles era a sua paixão pelo cinema e a vontade de fazer filmes. Esses são alguns dos personagens do livro, que tiveram, têm e sempre terão importância para o cinema como nós conhecemos hoje.
Mais o foco do livro não é somente a vida dessas estrelas citadas no parágrafo acima. O que Peter Bisking mostra em seu livro são os bastidores da transformação que o cinema passou nos anos 60. A indústria estava estagnada. A fórmula que era usada naquela época era a mesma que se usava desde o surgimento dos grandes estúdios de cinema e da indústria cinematográfica americana. E o que revoltava a juventude que eram apaixonados por cinema naquela época era que não se retratava a verdade deles nos filmes. E a “Velha Hollywood” teimava em não permitir que esses jovens mostrassem ao mundo o modo como eles achavam que deveria ser o cinema. A “Nova Hollywood” estava viva e começava a dar seus passos a uma chance de mostrar na tela o que os jovens de seu tempo queriam ver.
Peter Bisking conta, com base em entrevistas e depoimentos de quem vivenciou essa brilhante era do cinema, como essa transformação na indústria cinematográfica aconteceu do lado de dentro, diretamente dos bastidores. Os trabalhos, a convivência entre atores, diretores, roteiristas e produtores, o surgimento dos blockbusters, os envolvimentos com drogas, romances, brigas, desentendimentos, entre outros fatores que contribuíram para que modo como se faziam filmes naquela época mudasse e continuasse desse novo jeito até hoje.
Como a Geração Sexo-Drogas-E-Rock’N’Roll Salvou Hollywood é de importante conhecimento para aqueles que gostam de cinema. Só dá para entender como o cinema mundial é hoje vendo o que essa juventude, vista como perdida no seu tempo, fez nos anos 60, 70 e 80. Livro difícil de largar e que vai te deixar de boca aberta a cada página lida.
Tweet