-->
Blogger Panda

17/01/2012

5 coisas que você deve saber sobre o WikiLeaks



1 - WikiLeaks não é um wiki
A primeira coisa que devem saber sobre WikiLeaks é que, ao contrário do seu nome, não é um wiki.  De acordo com Ward Cunningham, o homem que foi pioneiro no conceito, um wiki deve ser aberto a qualquer pessoa interessada em editar o conteúdo, deve incentivar a topic associações através de hiperlinks e deve estar em um estado de evolução constante. Nenhum destes princípios se aplica a WikiLeaks.  Então, por que eles chamam de WikiLeaks? A resposta é: Durante as fases iniciais do site, os desenvolvedores o imaginaram como uma wiki. Como eles imaginavam que tal local pode hospedar documentos e credibilidade de comando.

2 - fundador WikiLeaks 'afirma ter sobrevivido a tentativas de assassinato
Para um site dedicado à transparência, WikiLeaks está a par com a Coreia do Norte quando se trata de transparência funcional, uma característica geral que segue o exemplo do site do fundador curiosamente recluso, Julian Assang .É um ex-hacker com um antecedentes criminais na Austrália (por invadir computadores do governo) que leva uma vida aparentemente clandestina, intercontinental se assemelha a um alvo em movimento. As acusações ímpar de "sexo surpresa" na Suécia, apenas aprofundou o mistério que envolve sua vida. Enquanto não há dúvida de que ele fez inimigos em lugares perigosos, sua imagem crescente do público parece disposto a derramar todas as ligações com a persona unromantic de um hacker de computador todos os dias e abraçar o heroísmo faux-de homem mais interessante Dos Equis "no Mundo

3 - A Suécia não é mais o paraíso seguro de outrora
WikiLeaks costumava ficar operacional contra todas as probabilidades do seu servidor na Suécia, mas já não é imune a ataques lá. Com os ataques em seu servidor e problemas legais Assange envolvendo duas mulheres desse país, o fundador nômade se voltou para a Suíça para um novo nome de domínio. Em apoio a Assange, centenas de sites espelhos foram criados para que WikiLeaks manteasse  a sua presença na web contra ataques de censura.


4 - WikiLeaks recebe 10 mil páginas de vazamentos por dia
Publicação WikiLeaks 'de mais de 90.000 documentos pode parecer uma fuga maciça esmagadora, mas é tudo em um dia de trabalho para o WikiLeaks . Julian Assange disse David Kushner da Mother Jones revista que o site recebe uma média de 10.000 novas páginas a cada dia. Embora todos eles são supostos de passar por um grau de escrutínio editorial, no final, mesmo vazamentos de autenticidade duvidosa ter ido viver em o site, tornando o WikiLeaks Will Rogers de delator sites, em que ele nunca conheceu um vazamento que não gostava - pelo menos como o suficiente para permitir que ele vá viver.


5 - Foi alegado que o WikiLeaks é uma operação da CIA
A última coisa que  devem saber sobre WikiLeaks. É, afinal, enraizada no velho conceito jornalístico de ser o primeiro a quebrar uma grande história. Se publicando documentos que vazaram WikiLeaks "relatórios" sobre certos acontecimentos numa espécie novo jornalismo de passagem, que é informar sobre WikiLeaks? Pelo menos uma resposta é certa a norte-americana da liberdade de expressão-Cryptome.org local informado delator, que antecede WikiLeaks por uma década e goza de credibilidade muito mais. O site é gerido por Nova York por John Young e Natsios Deborah, e no Jovem passado não foi tímido sobre não só vazamento de documentos WikiLeaks, mas também chamando a criticar seu concorrente.

Next

Prev

Posted By:
Blogger Panda