-->
Blogger Panda

25/01/2012

Super Poderes que tínhamos quando eramos bebês.




Pequena Telepatia 


Quando somos privados de um sentido, normalmente tentamos compensá-lo de alguma outra forma. É por isso que as pessoas cegas têm uma audição incrível. Da mesma forma, os bebês que ainda não adquiriram a linguagem têm que aprender muito rápido a ler os estados emocionais não-verbais dos adultos ao seu redor. Na verdade, eles são tão assustadoramente hábeis em ler o seu rosto e sua linguagem corporal que os especialistas comparam tal habilidade a uma “leitura da mente”.
Infelizmente, essas incríveis habilidades se perdem no minuto em que os bebês aprendem a falar.


Visão além do alcance


Dê uma olhada nesta foto de dois macacos e veja se você pode dizer a diferença entre eles:
Não pode certo? Você pode olhar para eles o quanto você quiser, mas, seu cérebro só está pensando que os macacos parecem igualmente atraentes. Nós certamente não poderíamos os diferenciá-los de um grupo de macacos atraentes.
Em um experimento realizado na Universidade de Sheffield e da Universidade College London, foram mostradas varias fotos de humanos e macacos a um grupo de bebês de seis a nove meses, cada uma incluindo dois rostos. Ambos os grupos facilmente diferenciaram o rosto familiar dos humanos nas fotos, mas quando chegaram os macacos, apenas os bebês de seis meses de idade poderiam diferenciar um animal do outro.
Os resultados não mudam, mesmo quando as fotos foram mostradas a eles de cabeça para baixo. Parece que nessa idade de seis meses eles apresentam uma espécie de hiper-atenção, além mesmo de um adulto inteligente, correndo ao redor do mundo e absorvendo todos os detalhes.
A coisa é que cérebros adultos estão muito ocupados. A partir do momento que adquirimos a linguagem (7-9 meses de idade), nosso cérebro começa ter a "ideia" de uma cor ao invés da coisa real, ao contrário de todas as crianças que vêem o mundo realmente como ele é. É como se nós adultos estivéssemos vivendo em Matrix, onde tudo que vemos é mentira, e todos os bebês são o Neo.


Hiper Audição

Estudos mostram que os bebês podem ouvir tanto quanto os cachorros, mesmo sem a ajuda da cegueira.
Para a orelha de um bebê, cada som é "vital" e igualmente audível, seja ele uma pessoa falando bem na frente deles, ou a mãe no quarto ao lado. À medida que envelhecemos, nossos cérebros começam a se concentrar apenas em uma faixa muito estreita de som.


Mega Mente

Nós sempre soubemos que as crianças têm uma incrível capacidade para aprender, mas não podemos realmente chamar os bebês de "inteligentes". O fato é que a inteligência do bebê é muito mais profunda. Os bebês estão fazendo você parecer um idiota estúpido, o dia todo, todos os dias.
Os seres humanos nascem com cerca de 100 bilhões de neurônios, mesmo número de estrelas na Via Láctea. No entanto, sem um grande número de sinapses, terem um monte de neurônios e pouca sinapse, é como possuir uma coleção de armas, com apenas ervilhas e cenouras para carregá-las. Até os três anos de idade, os bebês têm cerca de 15.000 sinapses por neurônio... Três vezes mais do que um adulto no seu auge.
Graças a isso, os seus cérebros estão constantemente sugando os dados de seu entorno, em seguida, armazenando e analisando incansavelmente tentando entender o mundo em que vivemos. A capacidade da criança para aprender ultrapassa facilmente a de uma mente de um gênio adulto.
Mas todas as coisas boas chegam ao fim. Nossas mentes simplesmente não são projetadas para lidar com tanta informação, em longo prazo, por isso entre quatro e seis anos o número de neurônios em nossas sinapses é cortado por mais de 2/3. 

Next

Prev

Posted By:
Blogger Panda