-->
Blogger Panda

13/02/2012

Dica Clássica: Laranja Mecânica


Stanley Kubric não é o tipo de diretor de massas, como Spielberg é. Mas não reconhecer que suas obras são incríveis é pecado. Filmes como 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Spartacus e O Iluminado marcaram sua época e até hoje são lembrados com entusiasmo por aqueles que assistiram no cinema ou na TV. Falaremos aqui hoje de um dos seus grandes filmes, possivelmente o favorito do pessoal daqui do Lunáticos: Laranja Mecânica (A Clockwork Orange).

O filme conta a história de um jovem chamado Alexander DeLarge (interpretado incrivelmente bem por Malcolm McDowell) que vivia na Inglaterra e tinha gostos peculiares. Seus prazeres diários iam de ouvir música clássica, especialmente Beethoven, até estupros e ultraviolência. Líder de uma gang em um futuro indeterminado, Alex saía todos os dias à noite para cumprir seus rituais de agressão e outras crueldades que lhe viessem a cabeça. Até que um dia ele foi traído pelos seus companheiros e foi preso. Na cadeia, apareceu uma sugestão de tratamento futurista que poderia “curar” aqueles criminosos de seus males, como o fato de terem cometidos àqueles crimes fosse uma doença. Alex topou fazer esse tal tratamento e este não deu muito certo.

O modo como Kubrick via o futuro é incrível. Para ele, as casas do futuro seriam bastante coloridas, cheias de móveis com desenhos revolucionários. Cada set de filmagem em seus filmes chega a ser uma obra de arte de tão bem feitos. E em Laranja Mecânica ele continuou empregando esse seu estilo. O filme estreou em 1971 e nada mais é do que uma adaptação do romance de mesmo nome, escrito por Anthony Burgess. O fato de a história ser boa não sustenta o filme por si só. É o modo como Kubrick a conta para o público que faz do filme ser o que ele é.

Não há como não ficar indiferente com a atuação de McDowell. A frieza em seu olhar quando ele cumpre seus rituais de agressões e estupros impressiona. A narração da história, contada pelo próprio Alex é perfeita, sempre aparecendo na hora que se faz necessário e deixando outros momentos onde uma imagem vale mais do que mil palavras. E a trilha sonora do filme é espetacular, dando uma ênfase ainda maior no filme, principalmente nas cenas de violência. A mistura de música clássica com a trilha original do filme foi uma junção perfeita para cada cena que Kubrick mostra no filme..

Sem dúvida Laranja Mecânica é outra indicação máxima daqui do Lunáticos. Tenho certeza que você vai se impressionar com as cenas e com a história. É o tipo de filme que faz com que nos lembramos daquela já antiga e batida frase: Não se faz mais filmes como antigamente.

Next

Prev

Posted By:
Blogger Panda