
Com a promessa de melhora nos carros e o bom desempenho de Bruno Senna na Malásia, o GP da China me encheu de expectativas. Várias modificações foram feitas na maioria dos carros. A principal mudança mecânica foi nos da Ferrari que melhoraram bastante o rendimento comparado as duas ultimas corridas. Além da escuderia italiana, Mercedes e RBR tinha novidades significativas e bem distintas. Somado a tudo isso, uma pista seca, onde a estratégia de corrida, o bom desempenho do piloto e um ótimo trabalho de equipe nos boxes, seriam definitivos para a vitória. E com um bom desempenho na pista e nas paradas, Nico Rosberg venceu pela primeira vez na Fórmula 1.
Com um novo sistema de condução do ar, que passa por dentro do carro e vai parar na traseira no momento em que a asa móvel é usada, a Mercedes tinha dois ótimos carros na pista. E isso foi provado nos treinos classificatórios, com os dois melhores tempos sendo feitos pelos seus pilotos, Nico Rosberg e Michael Schumacher. A vitória ficou muito mais próxima quando Rosberg largou muito bem e Schumacher se manteve entre os 5 primeiros. Mas, o que ditaria mesmo quem ganharia a corrida em Xangai era a estratégia. Seria melhor duas ou três paradas? Qual era a melhor hora de parar para trocar os pneus? Qual pneu colocar agora? Essas eram as principais dúvidas. E para complicar ainda mais, a Mercedes ainda fez um pit stop lento com Rosberg, devolvendo-o a pista tardiamente, e errou feio na parada de Schumacher, o que resultou na sua saída da corrida. Em determinado momento, só um erro de Jenson Button na pista ou nos boxes poderia fazer com que essa corrida voltasse para as mãos de Rosberg. E foi o que aconteceu.

Era chegada a hora de Button parar nos boxes para a troca de pneus. Se sua equipe conseguisse coloca-lo de volta a pista da forma mais rápida possível, só dependeria da habilidade do inglês para a chegada em primeiro lugar. E um vacilo da McLaren nos boxes, fez com que a vitória caísse no colo de Rosberg. Para o inglês, sobrou um segundo lugar com gosto amargo. Lewis Hamilton, que largou em sétimo devido a uma penalização em cinco posições por uma troca de câmbio no carro indevida, chegou em terceiro, ganhando no braço dos outros competidores. Vale destacar a boa corrida de recuperação de Sebastian Vettel. Largou em 11º e chegou em quinto, mesmo com o carro rendendo menos do que o do seu companheiro, Mark Webber, que chegou em 4º. Um dos melhores momentos da corrida foram as brigas por posições nas ultimas voltas. Mais de 7 pilotos tentavam se manter na zona de pontuação a qualquer custo. E ai não faltaram fechadas e ultrapassagens ousadas, com direito a impudência de Fernando Alonso. Em uma volta a pista depois de um erro, Alonso quase causa um acidente com o japonês Kamui Kobayashi.

“Meu carro está melhor em comparação as outras corridas”, dizia Felipe Massa ao término do treino classificatório. Realmente o carro estava melhor. Mais não tanto assim. Massa largou em 12º e chegou a liderar a prova por algumas voltas graças a sua estratégia de parar para a troca de pneus só duas vezes. Parecia que tudo daria certo: no momento em que Massa parasse e colocasse o conjunto de pneus macios novos, todos estariam com pneus usados e ele teria um melhor desempenho na pista e acabaria passando todo mundo com mais facilidade. E a equipe trabalhou muito bem para ajuda-lo em sua tática ousada. Mas ai apareceu um problema. Quando voltou para a pista depois de sua ultima parada, o brasileiro não conseguiu andar como queria e não passou todo mundo. Culpa dele e do carro. Dele pela falta de capacidade de se virar da melhor forma possível com o que tem. Do carro por não ter um bom rendimento nas retas. E a estratégia boa não deu certo. Felipe chegou em 13º. Já Bruno Senna, andou bem novamente. Senna largou em 14ª, parou nos boxes três vezes e chegou em 7º lugar. Mérito dele e da equipe. Da equipe pelo ótimo trabalho nos boxes e dele pelo bom desempenho na pista chegando novamente na frente de seu companheiro de equipe Pastor Maldonado.

E ainda teve um momento inconveniente na Ferrari. Novamente a equipe mandou Felipe Massa ceder o lugar para Fernando Alonso. Dá até para entender em termos, já que o espanhol está entre os primeiros nos pontos no campeonato e Massa ainda não pontuou. Mas que vê isso acontecer é uma safadeza que irrita isso é.
A Fórmula 1 volta às pistas no domingo que vem no Grande Prêmio do Bahrein. E nós continuaremos acompanhando tudo. Continue ligado nas novidades no Lunáticos!

Confira abaixo o resultado do GP da China, em Xangai:
1 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault)
5 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)
7 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault)
8 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault)
9 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari)
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes)
13 - Felipe Massa (BRA/Ferrari)
14 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault)
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
16 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari)
17 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari)
18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault)
19 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth)
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth)
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth)
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth)
23 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault)
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault)
5 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)
7 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault)
8 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault)
9 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari)
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes)
13 - Felipe Massa (BRA/Ferrari)
14 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault)
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
16 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari)
17 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari)
18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault)
19 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth)
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth)
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth)
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth)
23 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault)
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