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19/05/2012

Fórmula 1 2012: GP da Espanha


 No domingo, dia 13 de maio de 2012, aconteceu mais um Grande Prêmio de Fórmula 1. Dessa vez, o palco do show foi a pista de Barcelona, na Espanha. Eram prometidas mudanças em vários carros que não estavam com um bom rendimento nas outras corridas. Foi o que aconteceu.

 O anfitrião e favorito a vitória era Fernando Alonso. O espanhol mostrou que as mudanças feitas no seu carro valeram a pena garantindo já no sábado o terceiro lugar no grid o que se transformou em segundo lugar com a punição de Lewis Hamilton. Assim, Alonso garantiu a melhor posição no grid de largada da Ferrari esse ano. Mas os holofotes estavam em outro piloto, o venezuelano Pastor Maldonado.

 Maldonado conseguiu a primeira pole da sua carreira. Porém, na hora da largada, Alonso mostrou que está mesmo em uma ótima fase: largou bem e já tomou a primeira posição para si. A corrida seguiu com Maldonado seguindo Alonso de perto. Até que surgiu uma pedra no caminho do espanhol. Durante a segunda rodada de pit stops, Alonso sofreu com o retardatário Charles Pic, que não respeitou as bandeiras azuis que ordenam que ele dê passagem para o piloto mais rápido. Foi ai que tudo mudou. A Williams chamou Maldonado para os boxes, fez uma excelente parada e o mandou de volta para as pistas o mais rápido possível. Para completar, Alonso ainda teve uma parada demasiadamente longa e quando voltou para a pista estava 7 segundos atrás do venezuelano. Só restava para Maldonado impor um bom ritmo e administrar bem na primeira colocação para vencer. Foi isso que aconteceu e Pastor Maldonado venceu pela primeira vez na Fórmula 1, com Alonso em segundo e Kimi Raikkonen em terceiro.


 Bruno Senna, como de costume, largou lá no fundo do grid na 17ª posição. Já na largada, Senna ultrapassou dois e chegou a 15ª posição na primeira volta. Aí surgiu um problema alemão, chamado Michael Schumacher. O piloto da Mercedes largou em oitavo e perdeu várias posições logo na largada. Quando estava atrás de Senna, no ápice da sua arrogância, Schumacher “achou” que o brasileiro deveria abrir passagem para ele (velhos hábitos) e em uma manobra que foi pura e simplesmente barbeiragem, o alemão bateu no fundo do carro do brasileiro e ainda o chamou de idiota. Já Felipe Massa, que largou na 16ª posição e pulou para 13º já na largada e ainda ganhou mais duas posições no decorrer da primeira volta largando bem como sempre, viu sua corrida terminar quando foi punido com um drive trhough (passagem pelos boxes) por ter excedido o limite de velocidade sob bandeira amarela. Com essa punição, o brasileiro perdeu a chance de chegar entre os 10 primeiros, já que mantinha um ritmo equivalente ao das outras equipes. Ele teve que se contentar com a 15ª posição.


 O inglês Lewis Hamilton e sua equipe protagonizaram um episódio de má fé no treino classificatório. Depois de fazer uma volta impecável o que lhe garantiu a primeira colocação para o grid de largada no domingo, Hamilton foi orientado pela McLaren a parar o carro logo depois de cruzar a linha de chegada. Por quê? Simples. De acordo com o regulamento da FIA, logo após a passagem na ultima volta de classificação o piloto deve conduzir seu carro para o parque fechado, onde depois é feita a vistoria no carro e no piloto. No momento da vistoria, é feita uma fiscalização no tanque do carro para ver se após a volta classificatória ele contêm o mínimo de combustível requerido, que no caso seria 1 litro. Aconteceu que o carro de Hamilton não tinha combustível suficiente para dar mais uma volta e chegar para a vistoria com o mínimo requerido. Por isso ele parou o carro na pista depois de ter feito o tempo classificatório. O que prova que a equipe e o piloto agiram de má fé? Primeiramente o chefe da equipe, Martin Whitmarsh, afirmou que o carro continha 1,3 litros no tanque de combustível, mais não explicou porque o piloto parou na pista. Depois que a FIA começou a investigar o ocorrido, Whitmarsh afirmou que o erro foi de um dos membros da equipe que colocou uma quantidade de combustível menor no carro. Depois de aferida a irregularidade, Hamilton perdeu a pole e teve que largar na ultima posição como punição. O inglês ainda conseguiu chegar na 8ª colocação na corrida. Mesmo assim ainda foi uma atitude errada da equipe e do próprio Lewis.


 Os carros voltam para a pista no GP de Mônaco, entre os dias 24 e 27 de maio. E fica a promessa de mais uma corrida emocionante no clássico circuito do principado. Continue ligado nas novidades aqui no Lunáticos!

Veja como ficou o grid de chegada do GP da Espanha:

1- Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault)
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
3 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault)
4 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)
5 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)
6 - Sebastian Vettel (ALE/RBR)
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
8 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
9 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
10 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
11 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault)
12 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari)
13 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari)
14 - Paul Di Resta (ESC/Force India-Mercedes)
15 - Felipe Massa (BRA/Ferrari)
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault)
17 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault)
18 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth)
19 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth)



Veja a nossa cobertura das outras etapas:

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