O homem de ferro surgiu no cinema de forma brilhante com bastante aceitação e admiração do público, graças a incrível atuação de Robert Downey Jr que provou não ter outro melhor para o papel. O terceiro filme individual da franquia abre a segunda fase do universo Marvel com um filme abordado de uma maneira muito diferente dos anteriores, surpreendendo bastante o público.
![]() |
Cena dos Vingadores |
Naturalmente com a mudança de diretor(Shane Black - Máquina mortífera) vimos um filme que segue uma linha diferente dos anteriores. Tivemos um filme exclusivamente do homem de ferro com muito mais Tonny Stark, sem sua armadura, tendo que se virar “sozinho”. Depois do que aconteceu em New York Tony se dá conta que ele é somente um misero humano comparando-se com Thor, o Capitão America, os Aliens, que fizeram o ataque, e o Hulk! Devido a esses pensamentos ele passa várias noites sem dormir criando novas armaduras e desenvolvendo sua nova tecnologia para controla-las mentalmente. Ele chega até ter crises de ansiedade durante o filme.
![]() |
Iron Man Extremis |
Baseado na saga Extremis dos quadrinhos, o filme não aborda exatamente igual a HQ, o que não torna um ponto negativo, pois o roteiro está de parabéns pela adaptação. Sem contar com a presença do Mandarim, clássico vilão do homem de ferro na década de 60, que também teve sua “adaptação” não exatamente como nos quadrinhos. As adaptações, em relação aos quadrinhos, deram muito certo, porém é importante lembrar que coisas são mudadas, pois o cinema não tem exatamente o mesmo público dos quadrinhos, além dessas duas mídias terem coisas incompatíveis. Então para assistir ao filme é muito importante que o telespectador tenha a mente aberta para aceitar tais mudanças.
![]() |
Armaduras presentes o trailer do homem de Ferro 3 |
Não é um filme muito dramático como se esperava, o humor manteve-se do inicio ao fim, de maneira exagerada até. Shane não conseguiu se conter e deu algumas ratadas com algumas piadas, pois existem situações em que o humor precisa estar ausente para se manter o clímax tenso nas cenas que são feitas para serem tensas. Mas nada que estrague o filme, pois as cenas de ação foram muito bem feitas, bastante coerente, com um espetáculo de efeitos especiais que deixa qualquer um sem fôlego.
![]() |
Cena baseada na morte do Airton Sena |
Pepper Potts(Gwyneth Paltrow) conquistou mais importância e espaço durante todo o filme, sem contar com a cena que foi baseada na morte do piloto brasileiro Airton Sena, quando ela segura o capacete de Tony. James Rhodes também teve seu espaço, não tanto como o anterior, mas teve sua importância. Além deles dois surgem outros dois personagens novos, Aldrich Killian(Guy Pearce) e Maya Hasen(Rebeca Hall) como cientistas responsáveis pela tecnologia Extremis que tem papel muito importante para o desenvolvimento da historia.
![]() |
Maya Hasen, Tony Stark, Pepper Potts e Aldrich Killian, da esquerda para a direita |
Só para reforçar o que foi dito anteriormente, adaptações são feitas em relação às historias originais dos quadrinhos e é certo que alguns gostam e outros não. As HQ’s são importantes, não só pelo respeito das origens dos grandes super-heróis, mas também para manter as essências deles quando eles são mandadas para outras mídias(cinema, televisão, etc...). Então é importante, que ao assistir o filme, ter esse respeito com as adaptações pois as coisas são feitas para darem certo. Não tratem isso como spoiler, é apenas um conselho que vale ser reforçado para qualquer filme que venha das HQ‘s. Pois seria egoismo demais direcionar o cinema da Marvel(ou da DC também) somente para os leitores, ou para os não leitores de quadrinhos.
![]() |
Mandarim original do quadrinhos |
Só mais uma coisa! Prestem muita atenção para não perderem Stan Lee. Só para não dizer que não disse Spoiler, hehe.
Nota:
Se quiserem saber mais sobre essa nova fase do universo Marvel no cinemas, acompanhem os lunáticos que manteremos vocês atualizados sobre o que possivelmente está prestes a vim por ai!