-->
Blogger Panda

24/07/2014

Dica Clássica: Cidadão Kane


   Escolher qual é o melhor filme de todos os tempos não é uma tarefa das fáceis, pois o fanatismo acaba atrapalhando qualquer julgamento.
 Alguns compram a briga defendendo todas as obras de Alfred Hitchcock acima de qualquer coisa. Claro que o diretor britânico merece todas as glórias a ele atribuídas por suas obras. Mas, nenhum filme revolucionou tanto o cinema como Cidadão Kane. Orson Welles quebrou paradigmas e estabeleceu novos parâmetros para toda a história do cinema de tal modo que se esse filme não existisse, todos os filmes após ele seriam diferentes.

   Cidadão Kane conta a história de Charles Foster Kane, o homem mais rico do mundo. A fortuna de Kane se acumulou desde a sua infância. Ele cresceu vivendo praticamente a vontade alheia. Kane, quando na idade adulta, conseguiu ter tudo que queria. Só que, o homem que tudo tinha ao mesmo tempo não tinha nada. Mesmo com o mundo em suas mãos, Kane não era feliz.

   Orson Welles sempre foi visto com um futuro muito promissor no cinema. Antes de ir para a sétima arte, o ator e diretor estava desempenhando um excelente trabalho no teatro e no rádio. Com uma mente fresca e cheia de novos preceitos, Welles (que só tinha 25 anos na época) recebeu sinal verde para produzir, dirigir e co-roteirizar um filme, como ele mesmo dizia, que seria totalmente diferente do que estava sendo visto nos cinemas. Realmente, ele conseguiu não só fazer um filme totalmente diferente de tudo, como estabelecer um novo jeito de se fazer filmes na até então engessada Hollywoody. Welles privilegiou planos abertos, mostrando todo o cenário do teto ao chão. O capricho na produção era evidenciado nos belos cenários. E quando ele não os mostrava, aguçava a imaginação do espectador. Aliado a isso, tem a fotografia primorosa de Gregg Toland evidenciando todos os detalhes em cena. Fora isso, Welles praticamente inventou os flashbacks. Cidadão Kane começa com a morte do personagem título. Sua história é contada pelas pessoas que o conheceram e mostradas em forma de lembranças, aguçando mais uma vez a imaginação do espectador: será que Kane era mesmo tudo aquilo que eles falavam ou aqueles eram apenas os pontos de vistas de cada personagem? Esses questionamentos só aumentam a imortalidade do filme. Cidadão Kane te faz pensar se o dinheiro realmente traz felicidade ou esta tal felicidade é mera ilusão daqueles que não o tem.


   Cidadão Kane estreou em 1941 e continua n vanguarda do cinema até hoje. Sua história em flashback, a qualidade na direção em todos os aspectos, maquiagem impecável, produção esmerada e a narrativa acima da média faz com que esse seja, com toda certeza, o melhor e mais importante filme de todos os tempos. Sem a existência dele, alguns filmes que são considerados clássicos da sétima arte não existiriam. Assista e veja o que é cinema de qualidade de verdade.

Next

Prev

Posted By:
Blogger Panda