
Na madrugada de sábado para domingo começou o campeonato mundial de Fórmula 1 e nós daqui do Lunáticos acompanhamos tudo. Com novos carros e novos pilotos (alguns já conhecidos por nós) a temporada de 2012 da principal categoria do automobilismo teve sua primeira prova na pista de Melbourne no GP da Austrália. Esperanças para ver um bom desempenho dos dois brasileiros que restaram no grid (Rubens Barrichello foi para a Fórmula Indy) eram muitas, mais todas foram por água abaixo com o péssimo desempenho deles.
A corrida começou com as duas McLarens em primeiro e segundo lugar, com Lewis Hamilton largando em primeiro e seu companheiro Jenson Button em segundo. Em seguida vinha Romain Grosjean de Lotus, Michael Schumacher de Mercedes e as duas Red Bull com Mark Webber e Sebastian Vettel fechando os 6 primeiros no grid de largada. Decepções com os pilotos brasileiros já apareciam no grid com Bruno Senna largando na 14ª posição e Felipe Massa na 16ª. O primeiro com uma promissora Williams e o segundo de Ferrari.

Largando melhor do que Hamilton, Button assumiu a primeira posição e de lá não saiu mais. Restou para Hamilton tentar se segurar entre os primeiros, sofrendo ataques constantes de Vettel e Webber. Logo no começo, um acidente beneficiou os carros da Ferrari, colocando Alonso e Massa entre os 10 primeiros. E a vergonha alheia começou. Primeiro porque Maldonado estava muito melhor do que Senna na pista. Enquanto o venezuelano estava lá na frente brigando para chegar entre os primeiros, Senna sofria para se manter entre os últimos. Mesma coisa aconteceu com as Ferraris, onde Alonso tentava a qualquer custo chegar ao pódio enquanto Massa era ultrapassado por outras equipes menores. Button ganhou de ponta a ponta, mais do que merecidamente, seguido por Vettel e Hamilton. O alemão ganhou a posição de Lewis enquanto este estava saindo dos boxes.
Incidentes durante a corrida não faltaram. Além do acidente no começo, que só simbolizou a imprudência e a falta de atenção, outros mais ridículos aconteceram. Os carros estavam mais ariscos em parte por causa do novo bico, mais baixo por novas normas de ultima hora da FIA, o que forçou várias equipes a rebaixar somente a frente do carro. Quem se deu bem com essa nova norma foi a McLaren que já trabalhava com um carro mais baixo do que o comum desde o ano passado. E ai não faltou rodadas, batidas e outros vacilos. Um deles envolvendo Massa e Senna. Durante uma ultrapassagem, Massa acabou abrindo um pouco mais na curva, se enganchando com Senna. Incidente de corrida, ok. Mais essa braçada ai, custou o abandono de ambos da corrida.

O que mais irritou durante a transmissão e que só me fez lembrar a famosa tag do twitter #CalaABocaGalvão foi o fato de Galvão Bueno culpar todo mundo menos Massa pelo seu péssimo desempenho nessa primeira corrida. No começo, o narrador culpava o carro que, de acordo com a opinião dele, foi muito mal construído pela Ferrari. Depois começou a culpar o chefe de equipe, dizendo que depois da saída de Jean Todt a equipe desandou de vez. Vale lembrar que, se o problema fosse o carro e a equipe, Alonso não teria tido um desempenho bom na corrida, já que os carros são praticamente iguais. E todos os argumentos de Galvão culpando todo mundo menos Massa caem por terra quando comparamos ambos os pilotos da Ferrari e vemos que o espanhol vem desempenhando um papel muito melhor do que o do brasileiro desde quando entrou na equipe. Ele e seu comentarista Luciano Burti concordaram comigo indiretamente quando falaram que estaria sendo péssimo para Hamilton ser superado pelo companheiro de equipe. E para Massa tá beleza né? Sobre a péssima primeira corrida de Senna na Williams, eles não falaram nada. Protecionismo aos brasileiros (que não é novidade) só degredem a credibilidade de Galvão e Reginaldo Leme que comentam a Fórmula 1 a mais de 30 anos. Triste.

Próximo final de semana acontecerá a segunda prova do campeonato no GP da Malásia. Agora nos resta ter esperanças de que Massa e Senna possam correr de verdade semana que vem. É esperar para ver. Confira abaixo o resultado da corrida:
1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault)
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
6 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)
7 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault)
8 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari)
9 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari)
10 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes)
11 - Jean-Eric Vergne (FRA/SRT-Ferrari)
12 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault)
14 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth)
15 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth)