Um dos desafios que me propus a cumprir este ano foi o de ler um livro por mês, alguns podem achar pouco e outros muito, mas é o que cabe em meu tempo de lazer, tendo isto em mente resolvi repassar esta experiência para você meu leitor, e por que não também incentivá-lo a fazer o mesmo. O primeiro livro escolhido foi A Revolução dos Bichos de 1945 escrito por George Orwell.
A linguagem utilizada por Orwell é de fácil entendimento, o que faz com que o livro possa ser perfeitamente compreendido por pessoas de diferentes faixas etárias, até mesmo crianças. Apesar disso, a mensagem não é nada infantil e permite várias interpretações. Alguns irão apenas entender a “moral da história” com base no que foi narrado, outros, porém, mais entendidos de História, conseguirão perceber que, na verdade, a fábula de Orwell é uma sátira ao Comunismo da União Soviética e à política stalinista, e que alguns personagens são referências a figuras políticas como Marx, Stalin e Trotsky.
O autor não tenta disfarçar: Ele descreve a revolução russa usando animais no lugar de pessoas, fazendo uma critica satírica ao que virou esse tipo de movimento. Mesmo fazendo referência a algo que poucos acreditam que dá certo hoje em dia, o alerta ainda é válido para as pessoas ficarem espertas com revolucionários que quando não estão no poder, prometem melhorar tudo, mas quando chegam, conseguem ser pior do que os que já estavam lá (alguém ai disse PT?).
Por fim, digo que essa deveria ser uma obra obrigatória em todas as escolas, em qualquer lugar do mundo.
"A melhor sátira já escrita sobre a face negra da história moderna." Malcolm Bradbury
"Um livro para todos os tipos de leitor, seu brilho ainda intacto depois de sessenta anos." Ruth Rendell
Extra: Existe uma longa de animação baseado no livro, confesso que ainda não assisti, mas aparenta ser fiel ao livro.